quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Talento Do Gueto

Ontem por volta de 00:30 eu terminei de assistir o 5x Favela - Agora Por Nós Mesmos e devo dizer que a rapaziada quebrou a banca.
São cinco histórias com duração em média de 20 minutos cada, com atores e diretores de comunidades cariocas.

Lógico que tem a orientação de profissionais experientes mas nem por isso passa despercebido o talento nato da galera e fica a seguinte pergunta: Por que as emissoras de tv não investem em programas, folhetins com histórias interessantes e atores com talento de verdade ao invés de novelocas em que bonitinhos mongos filhos de pais famosos, são astros sem ter brilho algum?
Triste a realidade da nossa televisão brasileira não?
Deixo a cada um a reflexão à respeito do assunto.



Para Baixar: http://www.megaupload.com/?d=4N0FK6BQ

Autor: Plebeu
Ouvindo: Moments - Hypnotic Brass Ensemble

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O sonho acabou!!!


Não, não é uma repetição do que foi dito por John Lennon ao falar sobre o desmanche do quarteto de Liverpool. O título acima com certeza foi pronunciado por muitos americanos ao verem que o estilo de vida em sua pátria custa muito caro, e bota caro nisso.
E quem vem deixar isso bem claro é o polêmico Michael Moore, que munido de sua câmera perambulou por tudo que é canto dos EUA colhendo depoimentos de especialistas, políticos e pessoas comuns que perderam empregos, casas e algo mais devido às maracutaias dos governantes.
Capitalismo: Uma História de Amor, um documentário que necessita ser visto, não pode passar em branco. Recomendo sem pestanejar.

http://www.megaupload.com/?d=M2K0LR8V

http://www.megaupload.com/?d=SVTSYO27


Autor: Plebeu
Ouvindo: Love Will Tears Us Apart - Joy Division

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Leitura pra descontrair


Salve rapa
Parece que foi só eu digitar aqui que não tinha nada pra comentar e eis que coincidentemente arranjo assunto.
Quase agora terminei de ler Segredos e Lendas do Rock, autoria de Sérgio Pereira Couto que já escreveu outros livros, tais como: Os Segredos do Nazismo, Evangelho de Judas e por aí vai.
O conteúdo do livro foca as teorias da conspiração envolvendo os rockstars, Bowie, Beatles, Nirvana e Cia.
Algumas estórias já são conhecidas do público, eu mesmo confesso que já não aguento mais a indagação se Elvis the Pélvis está realmente morto.
O autor também comete alguns erros de digitação, mas nem por isso deixa de ser uma leitura agradável e útil. Pelo menos a quem quer ter algum conhecimento sobre o mundo do rock, já os experts no assunto podem ignorar.

Autor: Plebeu
Ouvindo: Lavagem Cerebral - Gabriel, O Pensador

sábado, 25 de dezembro de 2010

Pausa pra descanso


Salve rapa
Como podem ver, já faz uma cota que não postamos nenhuma novidade no Viela.
Não sei meus companheiros, mas eu Plebeu não vi algo que valesse a pena ser comentado aqui.
Espero que a nuvem da improdutividade intelectual se dissipe o quanto antes.
Boas festas a todos e que 2011 seja ainda melhor, pulem suas ondas, comam lentilhas façam o que acreditam ser apropriado pra atrair boas energias, mas não se esqueçam do principal, tratar o próximo bem não só em datas festivas influenciado por propagandas toscas e mentirosas de TV, mas todos os dias ok?
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Autor: Plebeu
Ouvindo: Ain't Got No/i Got Life - Nina Simone

domingo, 7 de novembro de 2010

O que me envergonha de ser brasileiro e paulistano




Essa semana pós eleição foi agitada não só por partidários da oposição com declarações de futuras cobranças à candidata Dilma sobre suas promessas de campanha.
Óbvio que esse tipo de atitude é mais em função do amargo sabor da derrota do que pelo real interesse no bem estar do povão.
O que me deixou com os nervos à flor da pele foi ler uma reportagem à respeito de ofensas contra os nordestinos, onde a candidata obteve a maioria dos votos.
Vejo esses mauricinhos e patricinhas de voz anasalada e irritante destilando seu ódio contra quem é sem sombra de dúvida 60% de nossa estrutura funcional, não falo em termo de população mas no sentido de trabalho. Afinal não vejo burguesinhos de pele bem tratada acordando às 3:30, pegando busao lotado, mexendo no concreto, cozinhando ou recolhendo meias imundas pela mansão desses verdadeiros parasitas que não sabem nem limpar o próprio traseiro sem pedir que a "Maria" os auxilie.
Se dizem tão cultos e evoluidos, mas demonstram que não possuem dois dos maiores valores que todo ser humano deve zelar, humildade e educação.
Queria que um dia eles acordassem e se deparassem com nossa grande Sampa, sem ter um nordestino sequer.
Seria o caos total, uma gritaria - José, Das Dores, Firmino!!! Voltem por favor!!!
Pobres burgueses FDP!!!!

Segue o link:

http://kioshi.blogspot.com/2010/11/xenofobia-no-twitter-contra-nordestinos.html

Autor: Plebeu
Ouvindo: Bullet in your head - Rage Against The Machine

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pra quem gosta do que é bom


Heritage em português significa herança, patrimônio e não por acaso é o nome do novo cd dos caras da Hypnotic Brass Ensemble, que tocam sons de alguns artistas que os inspiraram.
Bom proveito e abraço.



Autor: Plebeu
Ouvindo: Who Knows - Jimi Hendrix

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Apesar de tudo, José Vampiro Serra não ganhou!!!

Pois é minha gente, hoje acordamos com mais um fato a figurar na história politica do Brasil.
Oito anos após elegermos um operário como governante da nação, agora foi a vez de uma mulher.
Mesmo com grandes veiculos de comunicação conspirando contra, fazendo coisas desprezíveis e desesperadas para favorecer José Burns Serra, Dilma Roussef é quem vai chefiar Brasília.
Ela fará um governo à altura de Luís Inácio Lula da Silva?
Só o tempo dirá, mas analisando o mapa eleitoral pude analisar uma coisa. O triunfo da candidata se deu justamente onde os antecessores de Lula, inclusive o partido de José Serra nunca se preocuparam em fazer algo significativo.
As regiões Norte e Nordeste sempre foram tratadas como estados de 2ª ou 3ª categoria, à mercê das ditaduras de coronéis e todo tipo de desgraça trazida pela seca.
Hoje pessoas podem desfrutar de água encanada, luz instalada, faculdades construidas em lugares onde o único mestrado era sobreviver um dia após o outro dia.
Não falo isso engrupido por propaganda pró candidata petista, testemunhei fatos e falo com pessoas que me citaram o que foi escrito acima.
O brasileiro comum das regiões metropolitanas ainda não aprendeu a seguinte lição: Não dá pra se pensar em evolução do Brasil sem atender às regiões mais carentes e sem educação não chegaremos a lugar algum.
Afinal não é todo(a) garoto(a) que irá se destacar tendo dom pro futebol, cantar, bunda grande ou um vestido rosa tão tosco quanto à dona que o traja.
Se tendo achocolatado, pão com manteiga à mesa e carro pra pagar de gatinho neguin vive se queixando, o que deve fazer um moleque que come bolinho de barro, cacto cozido
e anda quilômetros a pé pra estudar?
Já disse que esse blog não tem conotação partidária, mas politica é algo que não tem como não ser discutido.
Digo que ainda falta muito para o Brasil ser o país do presente como disse Renato Russo, mas pelo menos oito anos atrás alguém começou a tentar fazer algo e vamos torcer que nos próximos quatro, Dilma dê sequência.
Imagino que essa tenha sido a cara do Serra ao ver que seu sonho tinha ido pro buraco, chora Nosferatu!!!


Autor: Plebeu
Ouvindo: Do it Fluid - The Blackbyrds

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vitória a qualquer custo, mesmo que mentindo!!!!



Essa semana foi agitada por um embate entre militantes de PT e PSDB, durante passeata pra promover a candidatura de José Escroto Serra.
A Globo como era de se esperar, não fez por menos e honrou sua fama de pender para o lado de candidatos que tenham o perfil necessário para continuar provendo suas mordomias, entre elas empréstimos via BNDES.
É a tal história da bolinha de papel que quase matou o Velhaco.
Veja o vídeo abaixo:



O foda é ver comentários absurdos em prol desse crápula, na verdade se são filhos classe média alta a rica, nem esquento. Não é surpresa eles defenderem um dos seus, agora o duro é ver gente do povão que sempre toma na tarraqueta, se doendo. Tem neguinho que gosta de viver como porco, com a cara na lama.
Até hoje me lembro uma história de um conhecido, cujo filho em 2002 participou de uma peneira no clube do qual o Serra é torcedor.
O treinador disse para os guris que se os pais votassem no Sr Burns, ele daria uma força ao clube e com certeza eles seriam aprovados.
Ainda tentei demover esse camarada de tal absurdo, mas ele nem. Um tempo se passou, Serra não ganhou e óbvio que o filho dele foi dispensado.
Mesmo que fosse eleito, duvido esse vampiro fazer algo a favor dos moleques.
Então é isso, além da ignorância, o individualismo permeia o ser do cidadão comum, vou conseguir o meu, dane-se os outros.
É triste, mas esse é o brasileiro comum em sua maioria, senão que a oposição se apresente e evite esse prego se eleger.
Esse blog não tem intenção de propagandear a favor desse ou aquele candidato. Afinal na politica ninguém é santo, mas de boa meus caros. já basta o PSDB ferrando SP.
Né não?

Autor: Plebeu
Ouvindo: Walk On By/Theme From Shaft (Isaac Hayes).

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É possivel




Salve rapa
Tava zanzando pela net quando me deparei com um video loko, de um evento que ocorreu ano passado , mais precisamente de 19 a 25 de outubro.
Foi a II Mostra Cultural da Periferia, organizada pela Cooperifa na zona sul de sp.
Com a presença do poeta Gog que mostrou porque é um dos ícones do Rap Nacional.
Espero que um dia em cada uma das zonas de Sampa possam ocorrer eventos desse naipe, no qual imperem a autoestima, a confirmação de identidade e o incentivo ao povão de vencer na vida de forma limpa e honesta, sem dar brecha pro sistema.
Não é pagando simpatia pra área dos outros, mas lá na sul eles estão bem adiantados, outra prova disso é a festa de setembro organizada na Vila Fundão.
Mas chega de blá bláblá, dá uma olhada no vídeo.
Inclusive postei um som do Gog que acho loko, se liga na letra.


O poeta Gog fechou o evento de forma magistral







Plebeu ouvindo a contragosto pela janela, pancadão e psy do som de algum prego lá fora.

domingo, 3 de outubro de 2010

Leitura obrigatória!!!



Emile Zola

Salve minha gente.
Estou dando uma rápida passada na área pra indicar um livro loko!!!!
O nome é Germinal, de Emile Zola.
A história retrata o duro cotidiano de trabalhadores em uma mina de carvão francesa, sob as piores condições que se possa imaginar no séc. XIX .
Um detalhe, Zola pra conseguir escrever de forma convincente, viveu e trabalhou por um período entre mineiros de verdade.
Não é à toa que o enredo é envolvente, realista e atual.
Pode ir sem medo, que essa trip literária vale a pena.

Capa do filme, ano 1993

Autor: Plebeu
Ouvindo: Carnival Fugue - Focus

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Emicida, novo som

Dá um confere no novo som do neguin.



Downloand: http://www.4shared.com/audio/njPPpbJo...

Plebeu

Eleições 2010, senta que lá vem estória....




Pois é, as eleições são em Outubro e logo os folhetos e mentiras de campanha começarão a voar pra todo canto igual à aqueles mosquitinhos chatos em noites de calor.
A história já é velha, antes de conseguir a tão cobiçada cadeira das vacas gordas em Brasília tudo é válido, desde beijar molequinho sujo a comer pão com mortadela no largo 13 de maio, junto aos desdentados com forte cheiro de suor ou da cachacinha de fim de tarde.
Quando o objetivo é alcançado, os políticos são acometidos de uma estranha amnésia, pois se esquecem do que prometeram, além é lógico, de ganharem super-poderes .
Simplesmente somem.
Vejo gente que trata o voto como algo sem importância, pra se ter uma idéia já conversei com gente que no 1º turno votou em um candidato, no returno votou em outro.
E depois o dito cujo ficava reclamando do cara. Ué, ninguém o obrigou a votar mal, foi ele quem não deixou em segundo plano algo que é terrível para a humanidade, os interesses particulares.
Ninguém pensa no coletivo, só em si mesmo.
Desse jeito fica dificil marcar um ponto nesse jogo, onde faz tempo que estamos perdendo de goleada.
Veja esse vídeo abaixo que reflete bem o perfil do eleitor brasileiro.



É o que digo minha gente, vamos nos ligar no que dizem os tais candidatos pra depois não ficarmos com essa cara:


Plebeu ouvindo: Satisfy My Soul-Bob Marley.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prometido, cumprido!!!!

Taí os 2 vídeos do Street Sweeper Social Club.
Bom proveito minha gente.







Plebeu ouvindo: Lucy in the sky with diamonds-Beatles.

domingo, 12 de setembro de 2010

2012, o fim?



Já faz uma cota que só se fala em fim do mundo.
Em 1999 era aquela expectativa do que poderia acontecer ao soarem as 12 badaladas do último dia do referido ano.
Estamos em 2010 e o planeta continua povoado por bilhões, claro que com desastres naturais ou provocados pela raça humana, comprometendo nosso futuro cada vez mais incerto.
Atualmente só se fala em 2012 e nas previsões do povo Maia, com direito a documentários e filmes recheados de efeitos especiais.
Creio eu que os "mano" Maias se esqueceram de citar uma outra causa da extinção de vida pensante na terra, me refiro não ao alinhamento dos planetas mas a incrivel sintonia de música ruim e imbecis sem talento algum sendo alçados por outros imbecis ao status de lendas e gênios, espalhados por aí.
Pensei que o lixo fonográfico tivesse ficado lá pelos anos de 1990 e alguma coisa, quando duplas choranejas, grupos de axé, pagode mela cueca e boys band brotavam em cada esquina.
Me enganei, oh droga!!!
Os atuais exemplos dessa idiotização são, na minha sincera e modesta opinião:

Em 1º, Justyn Bieber, já não basta o Tymberlake agora vem a miniatura pra azucrinar. Sinceramente, alguém me diga o que o fedelho chato que não muda os temas das suas canções e clipes, tem de especial além do fato de contar com o apadrinhamento do milionário Usher?

2º Lady Gagá, leia Gagá mesmo caro leitor, apontada como revolucionária está indicada a 13 prêmios no VMA e pode se tornar a recordista em levar as estátuas MTV pra casa. Toda essa aparência bizarra e atitude "rebelde" não foi criada por Lady Gagá. Cindy Lauper e Madonna já faziam uso desse estratagema nos anos 70 e 80 do século passado. Ou seja Gagá só tá requentando o rango de anteontem.

3º Aqui no Brasil, são as bandas emo, ridículas, letras chorosas e arranjos que perdem feio para os de grupos pagodeiros, o triste é ver esses emos baterem no peito e dizerem ser bandas de rock n roll, pelamor né?

Seguem amparados por essas premiações que não merecem crédito algum, pois a manipulação dos resultados rola solta.
Música é algo essencial na vida do ser humano, pois ela preenche vários momentos do nosso dia a dia. Seja no carro, Iphone, barzinho, academia ou braços da pessoa amada.
Música também nos faz pensar.
Existem bons artistas?
Lógico que sim, infelizmente a maioria não tem o alcance comercial destes que citei acima.
Torno a repetir, o mundo não acaba em 2012, já está acabando faz tempo.
A quem vier ler e não concordar, pode se manifestar, a democracia existe pra isso.
Mas que apresente um argumento convincente e não de fã apaixonado.







Plebeu ouvindo: Kiss Me On My Neck-Erikah Badu

sábado, 11 de setembro de 2010

Street Sweeper Social Club - Ainda existe boa música

Salve, salve minha gente.
Eis me aqui para comentar a respeito de uma agradável surpresa no mundo da musica, o Street Sweeper Social Club.
Projeto que desenvolvido pelo renomado guitarrista Tom Morello, o rapper Boots Riley e outros 3 competentes músicos, traz aquela conhecida mistura de rap e rock.
Assim como seus grupos anteriores Morello e Riley tem como base letras politizadas e uma parede sonora impossivel de ser ignorada.
Pra falar a verdade não sei se terá vida longa, uma vez que o Rage Against The Machine parece estar ressurgindo das cinzas, inclusive tocam mês de Outubro aqui no Brasil, mesmo assim recomendo que ouçam e curtam a pancada do SSSC.
Bom divertimento e boa música sempre!!!

Morello e Riley

Morello e seus comparsas

Me desculpa galera por não ter postado vídeos da banda, é que deu zica, sabe como é né?
Coisas de internet.
Sugiro que ouçam Promenade, 100 Litle curses e Paper Planes.
Abraço.

Autor: Plebeu
Ouvindo: Po## nenhuma















quinta-feira, 9 de setembro de 2010

De volta às ruas


Salve rapa
O rapper Dexter está cumprindo regime semi aberto e já está causando polêmica com seu novo som intitulado:Não Vejo Nada, no qual critica a postura de certos grupos da atualidade.
Dá uma conferida e tire suas próprias conclusões.




Autor: Plebeu

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Agradáveis novidades

Pois é meu povo, quando a ociosidade bate na porta e você tá sem pique pra sair, ler ou assistir algum filme, a melhor alternativa acaba sendo o you tube.
E foi fuçando lá que me deparei com um maluco que manda bem nas rimas, é o Mc Raphão.
Numa época em que fica todo mundo falando de baladas, champanhe, vadia e carrão, esse mano surge com uma proposta diferente, fazendo um som comercial, porém com doses de criatividade e muito bom humor.
Pelo menos isso pra dar um gás no rap brasileiro né?


Raphão em apresentação na USP, durante greve dos trabalhadores.




Autor: Plebeu


Pra quebrar o gelo

Salve, salve rapa!
Hoje 6 de Setembro, eu me encontro em casa sem nada pra fazer.
Ainda tenho por companhia uma trilha sonora horrivel, pagode de corno, é mole?
Encontrei essa animação na internet e resolvi postar, espero que gostem.



Autor: Plebeu

domingo, 5 de setembro de 2010

40 anos depois e ele ainda tá por aqui!!!




De músico faminto a Lorde de Honra no Hall da História do Rock N Roll.
Muito já se falou a respeito de Jimi Hendrix, por isso não vou ser pretensioso a ponto de achar que meu comentário vá acrescentar algo novo à biografia do negro magro,alto, cabelos eriçados e talento sobrenatural com a guitarra.
Indico a leitura de - Jimi Hendrix: a Dramática História de uma Lenda do Rock.
A autora Sharon Lawrence relata detalhes surpreendentes sobre a personalidade do cara que expandiu o significado da magrela de 6 cordas.

Capa do Livro

Os relatos são envolventes e dificil não se comover com os problemas enfrentados por Jimi, seja no Show Business ou fora dele.
Uma coisa é certa, quem é fã do cara, depois dessa leitura vai admira-lo ainda mais.
Longa vida à música de Hendrix



Autor: Plebeu
Ouvindo: Hear My Train Comin - jimi Hendrix

sábado, 28 de agosto de 2010

Atitudes que fazem diferença




Salve, salve
Faz um tempo que não apareço por aqui, até por não ter algo que julgasse interessante de comentar.
Porém, esse pântano pútrido e de infertilidade mental sumiu, graças ao descanso, bons filmes, música, livros, bate papos, muita paz e alegria seja em familia ou amigos.
Vim pra falar sobre um livro, que conta a história de Ben Carson.
Muitos devem estar se perguntando quem diabos é Ben Carson?
Algum novo artista pop? ator hollywoodiano? O pai do Justin Bieber?
Nada disso meu caros, aliás nem sei se um moleque chato e enjoado daquele tem pai.
Mas vamos voltar ao que realmente interessa.
Imagine o seguinte cenário. Uma mãe solteira, pobre, vivendo de bicos e com dois guris pra criar.
Aqui no Brasil, seria comum essa mãe ficar procurando desesperadamente em baladas ou barzinhos por um pai para os moleques.
Ou viver na porta do genitor cobrando pensão em meio à barracos antológicos.
Muitas vezes acompanhada daquelas que se dizem amigas, mas na verdade gostam de ver o circo pegar fogo.
Não generalizo é claro, afinal tem aquelas que procuram arduamente criar seus filhos da melhor maneira que conseguem.
E é sobre esse tipo de mulher que quero falar.
A mãe de Ben Carson passou por tudo que é dificuldade que se possa imaginar, mas teve a iniciativa de botar ele e seu irmão pra lerem livros ao invés de ficarem com a cara colada na tv.
A determinação à principio causou protestos, mas hoje em dia o outrora garoto pobre agradece a atitude da coroa.
Se tornou um dos maiores neurocirurgiões do mundo, com direito a livro e filme sobre sua história de vida.
Não entrarei em maiores detalhes, prefiro deixar que você descubra.
Recomendo esse livro à qualquer pessoa, mesmo aquelas que não folheiam nem lista telefônica.
Ah e mais um detalhe, o irmão do Ben se tornou engenheiro.
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.


Capa do filme, tendo Cuba Gooding Jr como Ben Carson


Cuba Gooding Jr e o Ben Carson original

domingo, 4 de julho de 2010

Por onde andará "Plebeu77"?


Depois de fatos importantes que marcaram a "humanidade", algo surpreendente aconteceu.

Nosso correspondente Plebeu77 sumiu, decepções como:

a "revelação" de Ricky Martin; a rejeição por parte dos fãs do RESTART a própria banda; as manifestações de rejeição ao Galvão Bueno; e a lastimável eliminação da Argentina da copa do mundo entre outras coisas que seriam incabíveis e até mesmo incompreensíveis para se postar nesse texto, parecem terem sido demais para o coração do nosso amigo Plebeu77...

Plebeu deixe de lado essa amargura a vida continua, anime-se, ainda haverá "vida" após a onda EMO, o Galvão não perderá o emprego por causa dessas mazelas na copa, nem a Argentina deixá-la de ser a potência futibolísitica que sempre foi e o Ricky Martin, bem, você sabe...não há o que mudar...rsrsrs.
Força e volte à contribuir com bons textos e dicas de livros ao Viela10...que precisa seguir em frente apesar de tudo isso...

Rampion.

terça-feira, 27 de abril de 2010

NOTAS RÁPIDAS

FESTIVAL WOODSTOCK
É isso mesmo, depois de 40 anos mais uma vez o Festival de música Woodstock volta a acontecer, a 2ª edição foi em 1994 e a 3ª em 1999 todas nos EUA.
Esse lendário acontecimento musical ganha novos ares, dessa vez de forma bastante inusitada o Festival será realizado no Brasil, pra ser mais exato na Fazenda Maeda, em Itu, cerca de 100 km de São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de Outubro. Entre as atrações cotadas para o festival estão Foo Fighters, Bob Dylan, Smashing Pumpkins, Rage Against The Machine, Pearl Jam e Limp Bizkit. Segundo informações da A2Media, as bandas Green Day e Linkin' Park já estariam quase confirmadas no evento.
Bem entre as apresentações com certeza deve haver bandas nacionais, mas até o momento nada foi divulgado, mas com certeza deve haver banda Emos como NX-ZERO, CPM-22,FRENO, FORFUN e outras coisas pra botar gosto ruim no que vai haver de bom nas apresentações cotadas.
RAIMUNDOS
Bem falando de bandas atuais, e ruins muito ruins por sinal, o Raimundos que não é tão ruim assim, pelo menos já foi bom, anuncia o novo vocalista, Tico Santa Cruz, ex-Detonautas.

Mas o que de mais curioso que ocorre com essa contração de vocalista, foi a não aprovação de outra pessoa que não é da banda, não é o Rodolfo, Di Ferrero o "grande vocalista" da banda "EMOX-ZERO", ele não gostou muito da nova contratação e soltou no seu "twitter" algumas declarações desaforadas para o novo vocalista do Raimundos, Tico Santa Cruzque não gostou dos comentários e prometeu dar um "abraço" no vocalista da banda emo se esse não estiver acompanhado por seguranças no próximo encontro entre eles, que será em um show que terá as duas bandas tocando. Bem, se o Tico Santa Cruz vai conseguir dar esse "abraço" no Di Ferrero eu não sei, mas que é bem provável que se juntem pra fazer música ruim...é o mais provável.

Autor: Rampion

segunda-feira, 5 de abril de 2010

[DES]COBRINDO O MITO, KURT COBAIN.


Quando se fala de um mito é muito comum os relatos de passagens e feitos que costumam engrandecer ou até mesmo mascarar a real imagem da figura retratada. É muito freqüente, principalmente nos dias atuais, o interesse de admiradores por fatos que mistificam personalidades, que colocam a existência do “ídolo” em um patamar místico, “celestial”, inalcançável.
A indústria em geral nos alimenta dia a dia com novas celebridades, via reality shows, internet e televisão, possíveis candidatos a mitos de amanhã, e ela faz tudo isso com apenas um objetivo, o lucro. O que não consegue-se ver na maioria das vezes é que independente do status de quem quer que seja o “ídolo” ele não passa de uma pessoa normal como a maioria, com qualidades e defeitos e que a elevação de um ser humano a ídolo, independente do que tenha realizado, é praticamente dizer que sua vida é um exemplo a ser seguido.


A música Rock and Roll se originou do Blues e deste gênero incorporou muitas características musicais e comportamentais. O Blues foi um gênero que marcou época pela qualidade de suas melodias e talento dos seus músicos, mas acima de tudo pelos músicos e seus hábitos.
Os músicos de Blues tinham uma característica marcante, além da genialidade musical havia uma forte ligação com a autodestruição, o consumo exagerado de álcool e drogas.
A intensidade pela qual viviam a música se comparava com a que levavam a vida. Houve vários casos de carreiras brilhantes arruinadas por esse estilo de vida. Mas o pior foi essas características terem se tornado quase que obrigatórias para a maioria dos artistas que viveram esse período ou que viriam a viver posteriormente o Blues e principalmente o Rock and Roll.
O Blues deu origem ao Rock and Roll e este por sua vez se dividiu em diversas vertentes. A abordagem musical por muitas vezes foi apresentada de forma diferente e dita “nova” até, mas pouco mudou na essência. O Rock começou de forma básica, com poucos acordes e letras ingênuas, depois foi se sofisticando e técnicas avançadas foram incorporadas as melodias, letras e vocais, mas o Rock sempre voltou a seus primórdios, pois todos esperam duas coisas desse gênero, atitude e agressividade.


Seja um período mais ou menos criativo, o Rock não perde seus estigmas de sofrimentos e finais trágicos. Batizado de “O dia em que a música morreu”, o primeiro desastre de grandes proporções na música pop aconteceu em 1959 com o acidente aéreo que levou a morte três grandes astros em ascensão da época, entre eles Richie Valens e Buddy Holly. Esse acidente marca o início da importância dada a vida dos músicos, acima de tudo ao fim delas, pois foi após isso que surgiu um novo filão da indústria do entretenimento a “necrofilia musical”. Cada vez que morre um artista se inicia uma nova fase em sua carreira, a exposição exagerada de sua imagem e valorização de seu estilo de vida visando o ganho com a venda do catálogo deixado e aquecendo o público para a comercialização de futuro “novo material”.

Esse tipo de abordagem da indústria musical acabou por direcionar as pessoas exclusivamente as tragédias sofridas ao invés de fazer com que se concentrassem principalmente na qualidade do trabalho deixado pelos artistas.
A partir do novo filão comercial criado apareceu um novo tipo de público jovem admirador e/ou aspirante a novas estrelas do rock, aquele que acompanha e cresce achando que astros da música devem se autodestruir e morrer jovens para ter uma carreira de respeito. Assim foi entre os anos 60-70 com Elvis Presley, Jim Morrison (The Doors), Brian Jones (Rolling Stones), Jimi Hendrix, Janis Joplin e outros. Toda vez que se idolatra um músico que morre por causa de acidentes, de overdose e até mesmo por suicídio se perpetua cada vez mais esse estilo desregrado de vida abastado de idolatria, drogas e imoralidades.
Nesse mês de Abril completam-se 16 anos da morte de Kurt Donald Cobain, vocalista da banda Nirvana, o melhor exemplo de alguém que cresceu acreditando nesses “valores”. Aspirante a artista plástico e músico Kurt levou a vida que a maioria dos desafortunados leva, privado de oportunidades, sonhando com o que é mais provável que nunca chegue a ter e acreditando nos valores impostos pela mídia em geral.

Tudo que havia pra ser dito sobre o Nirvana já foi dito, do mérito de Kurt Cobain e seus companheiros, Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria), que marcaram o inicio de uma época em que não mais importaria apenas ter uma imagem para vender música e sim qualidade somada à atitude, agressividade e sinceridade, ou seja paixão pelo que se faz. Mas, sobre Kurt Cobain nem tudo foi dito, ou pelo menos se evita dizer. Por exemplo, que o mito não corresponde ao homem como na maioria das vezes, talento e insegurança que se alternava com momentos de decisão, amor, rancor, lucidez, sentimentos mal resolvidos em relação a que rumo tomar e em quem confiar. Todos esses e outros sentimentos passavam por sua cabeça, assim como acontece com a maioria das pessoas.

Mas o que se faz sempre que alguém morre de maneira estúpida, como overdose e suicídio, que em minha opinião são praticamente a mesma coisa, é através do sensacionalismo elevar a importância pessoal acima da profissional e artística. Em diversas outras situações é possível identificar esse tipo de acontecimento.
Na política, o indivíduo pode passar a vida inteira sendo acusado e respondendo a inquéritos e processos na justiça a respeito de envolvimento em esquemas de corrupção, enriquecimento ilícito, desvio de verbas, subornos e etc., e quando morre não são raras as vezes em que é tratado como responsável por progressos no país, a “honestidade”, o “compromisso com o povo”, nesse caso também a “obra” deixa de ter relevância.

No geral o que falta é discernimento em relação a tudo o que se ouve e vê, com tanta informação que chega a todos nós o óbvio seria duvidarmos de tudo primeiro pra depois averiguar os fatos e constatar o que é verdadeiro, falso e nocivo para nossas vidas. Mas, infelizmente o que acaba prevalecendo na maioria das vezes é um mundo de costumes perversos que leva cada vez mais pessoas ao fim de maneira [in]consciente e prematura e que depois são usadas como exemplos de sucesso a ser seguido.

Autor: Rampion
Data: 05 de Abril de 2010
Local: Hub city




quinta-feira, 1 de abril de 2010

Marvin Gaye - 1939 - 1984



Não vou enrolar querendo falar algo que já é do conhecimento de todos.
Marvin Gaye foi foda! Um baita artista, talento puro, coisa cada vez mais rara nos dias atuais.
Hoje fazem 26 anos que Marvin gaye partiu do mundão, assassinado pelo próprio pai, ironicamente a arma usada foi presente de Marvin ao coroa.
Morreu novo, um dia antes de completar 45 anos, sua música porém ainda ecoa por todos os lados, seja em cd player de carros, salas de estar, Ipods ou quartos de motéis, por quê não?
Afinal suas músicas em grande parte eram carregadas de sensualidade.
Eu poderia falar do albúm What's Going On que é um marco na história da música mundial devido ao seu teor político, ecológico e diferente de tudo que Mister Marvin já fez, mas caso você queira saber mais, aconselho que baixe ou compre os cds desse talento inesquecível.
Penso também que deveriam fazer um filme sobre ele, mas que tratem com o mesmo carinho que o filme de Ray Charles recebeu.
Agora se me permitem, vou sair por aí sem destino ao som de Marvin Gaye rsrsrs.


Autor: Plebeu - Ouvindo Distant Lover












domingo, 14 de março de 2010

Tudo pela fama

Essa semana que se passou, os meios de comunicação foram agitados pela notícia de que a modelo Cristina Mortágua e seu filho, fruto de um caso extraconjugal com o ex-jogador Edmundo fizeram um ensaio sensual, o que resultou numa intimação da justiça pelo fato do moleque ser de menor.
Ela e o "guri" de quinze anos, aparecem de jeans, sem camisa e com os corpos besuntados de óleo trocando um selinho caprichado.



As opiniões foram diversas, prós e contras. Eu penso da seguinte forma: Isso só mostra uma coisa, sem querer bancar o puritano, moralista de araque, mas a coisa tá bagunçada mesmo.
Não é de hoje que Cristina Mortágua tem fama de querer viver sob os holofotes a qualquer custo, o problema é que agora parece encaminhar seu filho pela mesma trilha. Teve gente que disse que o ensaio era uma demonstração de amor entre mãe e filho.
Sou da época em que amor pela minha mãe eu demonstrava pedindo a benção ao levantar e ao ir deitar, fazia o que ela me pedia sem questionar e ainda faço, pois graças a Deus minha velhinha tá firme e forte.
O que quero dizer , infelizmente, o que domina é o culto da fama a qualquer custo. Pra piorar ainda tem esses BBBs e ex Fazenda que andam por aí sendo idolatrados não sei por quê, mas vai falar isso pra um fã do programa, é capaz de você apanhar.
Fazer o quê né?
Cada um faz sua correria pra melhorar de vida como bem entender.

Autor: Plebeu
Ouvindo: Hot Stuff - Rolling Stones




domingo, 7 de março de 2010

Festa no Brooklyn


Imagine no quarteirão do seu bairro, você ter a chance de assistir a um show que reune Kanye West, Fugees, Erykah Badu, Mos Def, Talib Kweli, Dead Prez, Jill Scott, Common, The Roots e o anfitrião é nada mais nada menos que Dave Chappelle.
Em 2005 Chappelle organizou uma festa no Brooklyn, e o bicho pegou, no bom sentido é claro. Com muito bom humor e tiradas geniais o maluco descontraiu o ambiente e fez com que pairasse um clima de programa familiar.
Destaque para Umi Says de Mos Def, Get By com Talib Kweli e claro que tem outros sons da hora, mas se eu falar, sua descoberta pessoal não terá a menor graça.
Bom proveito!




Chappelle falando para e com a galera

A diva Erykah Badu

Kanye West quebrando tudo

Até os homens da lei prestigiaram o evento.


Autor: Plebeu
Ouvindo: Umy Says - Mos Def